COGITO, ERGO SUM


"Mas o que eu sou? Um ser que pensa, que duvida e que nega" - o fato de pensar leva o 
homem analisar tudo que está a sua volta ou seja ele pode duvidar ou negar.  O que difere o ser humano de todos os outros animais que não são capazes executar essas ações um cão pode ser treinado portanto tem inteligência para aprender mas não tem razão para analisar e seu treino é correto ou não e também não pode negar o seu treino. Uma criatura tão singular diferente de todas as outras porém mortal(finita) e capaz de erros (imperfeita) só poderia ser concebida por um ser eterno e perfeito. Assim o ser imperfeito pode compreender a ideia de Deus. Entender que o infinito vem antes do finito e o perfeito vir antes no imperfeito homem possui então uma ideia que Deus ou seja uma ideia da natureza perfeita de Deus.
"Assim, a consciência de si implica a consciência de Deus. O “eu penso” implica “eu penso Deus”. Assim é Deus que garante a verdade das ideias da alma. A existência de Deus garante o valor das ideias claras e simples".  - se o homem compreende a ideia de Deus a sua consciência implica estar ligada a consciência de Deus para assim poder ter uma referência de uma ideia Clara e por isso que a existência de Deus se torna tão importante porque é ele que garante a verdade das ideias.
"A concepção de Natureza como máquina perfeita, governada por leis matemáticas exatas. Para ele, toda a elaboração da ciência nos séculos XVII, XVIII e XIX, incluindo o pensamento de Newton, foi um desenvolvimento da ideia cartesiana. "- Capra no seu  livro ponto de mutação discuti a ideia  sobre o conceito de estrutura conceitual criado por Descartes mostra o corpo com uma máquina perfeita conceito mecanicista embora de casa não foi tão mecanicista assim porque partiu de sua metafísica. 1642 quando Galileu morreu Newton completa os estudos de Copérnico Kepler, Galileu e Descartes fazendo uma grande síntese de todos eles. Dessa formulação saiu método chamado cálculo diferencial que é para movimentos de Corpos.
"O universo newtoniano era, de fato, um gigantesco sistema mecânico que funcionava de acordo com as leis matemáticas exatas. No contexto que estudamos, o ponto de mutação entre a física e a matemática que marca a ciência moderna gera como consequência o mecanicismo. O modelo mecanicista se expande para disciplinas como a química, a biologia, a medicina, a psicologia e as ciências sociais tornando-se uma estrutura muito mais complexa e sutil"  -  com as influências matemáticas e físicas  de newton  o modelo mecanicista amplia para outras disciplinas, como biologia e química, medicina o que leva ao questionamento se o modelo era mesmo consequência o pensamento de Descartes.
" Para Descartes não existe alma vegetativa no corpo e, portanto, este último é uma máquina."- se a frase penso logo existo está ligado a razão ou seja o pensar e o pensar está ligada a alma logo um animal irracional não tem alma então ele é uma máquina orgânica.

"Notadamente, no século XVII, as ciências matemáticas sofreram profundas transformações, surgindo a Geometria Analítica com Pierre Fermat (1601-1665) e Descartes; o cálculo diferencial com Newton e Gottfried Leibniz (1646-1716); o cálculo das probabilidades com Pascal; o cálculo infinitesimal com Leibniz e Jacques Bernoulli (1654-1705)." Período de grandes transformações na matemática aonde esses pensadores criaram métodos que revolucionaram modo de calcular.

"Devemos atentar, contudo, para o fato de que a precisão e a admiração valorizada no homem é na verdade a que este concebe e realiza no campo da ciência; ocorrendo a espécie de inversão subliminar, da criatura sobrepondo-se ao criador." com tantas revoluções o homem começou a se valorizar demais por ser uma criatura única na natureza capaz de pensar negar e dúvida E aí descobrir os mistérios deste universo na natureza de criador e como criador ele assumir posição de dominar a natureza querendo também o conhecimento total da natureza nessa linha então os pensadores começaram a esquecer de Quem o criou pois um homem atingido natureza de criador precisaria termos e muito mais Fantástico para ter criado em porém das cartas não foi por essa via e coloca Deus como natureza criadora gerante não gerada. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário