"Mas
o que eu sou? Um ser que pensa, que duvida e que nega" - o fato de pensar
leva o
homem analisar tudo que está a sua volta ou seja ele pode duvidar ou
negar. O que difere o ser humano de
todos os outros animais que não são capazes executar essas ações um cão pode
ser treinado portanto tem inteligência para aprender mas não tem razão para
analisar e seu treino é correto ou não e também não pode negar o seu treino. Uma
criatura tão singular diferente de todas as outras porém mortal(finita) e capaz
de erros (imperfeita) só poderia ser concebida por um ser eterno e perfeito.
Assim o ser imperfeito pode compreender a ideia de Deus. Entender que o
infinito vem antes do finito e o perfeito vir antes no imperfeito homem possui
então uma ideia que Deus ou seja uma ideia da natureza perfeita de Deus.
"Assim,
a consciência de si implica a consciência de Deus. O “eu penso” implica “eu
penso Deus”. Assim é Deus que garante a verdade das ideias da alma. A
existência de Deus garante o valor das ideias claras e simples". - se o homem compreende a ideia de Deus a sua
consciência implica estar ligada a consciência de Deus para assim poder ter uma
referência de uma ideia Clara e por isso que a existência de Deus se torna tão
importante porque é ele que garante a verdade das ideias.
"A
concepção de Natureza como máquina perfeita, governada por leis matemáticas
exatas. Para ele, toda a elaboração da ciência nos séculos XVII, XVIII e XIX,
incluindo o pensamento de Newton, foi um desenvolvimento da ideia cartesiana. "-
Capra no seu livro ponto de mutação
discuti a ideia sobre o conceito de
estrutura conceitual criado por Descartes mostra o corpo com uma máquina
perfeita conceito mecanicista embora de casa não foi tão mecanicista assim
porque partiu de sua metafísica. 1642 quando Galileu morreu Newton completa os
estudos de Copérnico Kepler, Galileu e Descartes fazendo uma grande síntese de
todos eles. Dessa formulação saiu método chamado cálculo diferencial que é para
movimentos de Corpos.
"O
universo newtoniano era, de fato, um gigantesco sistema mecânico que funcionava
de acordo com as leis matemáticas exatas. No contexto que estudamos, o ponto de
mutação entre a física e a matemática que marca a ciência moderna gera como
consequência o mecanicismo. O modelo mecanicista se expande para disciplinas
como a química, a biologia, a medicina, a psicologia e as ciências sociais
tornando-se uma estrutura muito mais complexa e sutil" - com
as influências matemáticas e físicas de
newton o modelo mecanicista amplia para outras
disciplinas, como biologia e química, medicina o que leva ao questionamento se
o modelo era mesmo consequência o pensamento de Descartes.
"
Para Descartes não existe alma vegetativa no corpo e, portanto, este último é
uma máquina."- se a frase penso logo existo está ligado a razão ou seja o
pensar e o pensar está ligada a alma logo um animal irracional não tem alma
então ele é uma máquina orgânica.
"Notadamente,
no século XVII, as ciências matemáticas sofreram profundas transformações,
surgindo a Geometria Analítica com Pierre Fermat (1601-1665) e Descartes; o cálculo
diferencial com Newton e Gottfried Leibniz (1646-1716); o cálculo das
probabilidades com Pascal; o cálculo infinitesimal com Leibniz e Jacques
Bernoulli (1654-1705)." Período de grandes transformações na matemática
aonde esses pensadores criaram métodos que revolucionaram modo de calcular.
"Devemos
atentar, contudo, para o fato de que a precisão e a admiração valorizada no
homem é na verdade a que este concebe e realiza no campo da ciência; ocorrendo
a espécie de inversão subliminar, da criatura sobrepondo-se ao criador."
com tantas revoluções o homem começou a se valorizar demais por ser uma
criatura única na natureza capaz de pensar negar e dúvida E aí descobrir os
mistérios deste universo na natureza de criador e como criador ele assumir
posição de dominar a natureza querendo também o conhecimento total da natureza
nessa linha então os pensadores começaram a esquecer de Quem o criou pois um
homem atingido natureza de criador precisaria termos e muito mais Fantástico
para ter criado em porém das cartas não foi por essa via e coloca Deus como natureza
criadora gerante não gerada.
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